
E lá vão eles! Carros e camiões com o logótipo distintivo "Tour d’Europe" deram início a 25 de março, em Madrid, a uma viagem de três meses por diversos países com o intuito de demonstrar o potencial de descarbonização dos combustíveis renováveis, aumentar a consciencialização sobre a sua acessibilidade e facilidade de utilização na Europa e realçar o seu significativo papel na conquista do objetivo da UE de atingir a neutralidade climática até 2050.
O Tour d’Europe, que se estende de Norte a Sul e de Oeste a Este, mostrará aos cidadãos e legisladores de toda a UE, que os combustíveis renováveis são uma abordagem flexível e tecnologicamente aberta para a descarbonização do setor do transporte rodoviário, juntamente com outras tecnologias, como a eletrificação e o hidrogénio. Sendo uma solução já existente e disponível para os veículos atuais, os combustíveis renováveis contribuem hoje de forma mensurável para a redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE).
Durante o Tour d’Europe, veículos ligeiros e pesados movidos por combustíveis renováveis, irão efetuar paragens em várias cidades, onde serão organizados eventos que visam promover o diálogo entre as partes interessadas locais sobre a importância de reduzir as emissões no transporte, e mitigar as mudanças climáticas num esforço conjunto. Os veículos ligeiros e pesados do Tour d’Europe estão equipados com um software adicional, o ‘Digital Fuel Twin’ (DFT) que verificará o uso de combustíveis renováveis e as consequentes reduções nas emissões de CO2.
Os cidadãos e as empresas europeias apoiam a ambição de neutralidade climática da UE. No entanto, é claro que ainda subsistem dúvidas sobre as melhores formas de a alcançar e do seu impacto no futuro do setor de transporte rodoviário da UE, na sua liderança industrial e nos 13,8 milhões de empregos que lhe estão associados.
Nos eventos que decorrerão em várias localidades de mais de 20 países, o Tour d’Europe mostrará que:
Portugal será um dos países na rota do Tour d’Europe, estando previstos, para além do fornecimento de combustível 100% renovável aos veículos participantes em vários postos de abastecimento, uma visita a uma biorefinaria e um evento institucional que incluirá uma exposição dos veículos participantes e uma mesa-redonda.
O Tour d’Europe culminará num evento político a 23 de junho em Bruxelas, com a divulgação de um relatório, que demonstrará o potencial climático imediato dos combustíveis renováveis e da eficácia do ‘Digital Fuel Twin’ (DFT), que certifica o seu uso.
O projeto Tour d’Europe reúne empresas, associações e instituições de toda a cadeia de valor automóvel e de combustíveis, incluindo: AVIA, BMW, Bosch, Collective du Bioéthanol, DAF Trucks, Daimler Truck, EBB, Enilive, EWABA, Eurogas, ePURE, Ford Trucks / TJA, FuelsEurope, Hyundai, Iveco, IRU, Moeve, Neste, PRIO, Repsol, Transportes Aguieira, University Darmstadt, University Karlsruhe, VDA.
A nível nacional, estão também envolvidas no projeto a ABA (Associação de Bioenergia Avançada) e a EPCOL (Empresas Portuguesas de Combustíveis e Lubrificantes), com a colaboração da PCBC (Plataforma para a Promoção dos Combustíveis de Baixo Carbono).