ÁREA RESERVADA
{{link.titulo}} Login

Notícias

28/11/2024

Um ano para inverter o declínio da Europa: um apelo da Indústria que não pode ser ignorado

Energia e Clima

As Associações Empresariais das três maiores economias da UE – a BDI na Alemanha, a Confindustria em Itália, e a MEDEF em França – uniram vozes e apelaram publicamente à implementação urgente de políticas capazes de restaurar o crescimento e a competitividade da UE, durante o 6º Fórum Empresarial Trilateral em Paris, que decorreu no passado dia 22 de novembro. No seu apelo conjunto, pintam um quadro sombrio da ameaça que a Europa enfrenta, resultante do potencial enfraquecimento da sua base industrial e da falta de investimentos, e apelam a uma ação urgente.

A FuelsEurope, Associação Europeia congénere da EPCOL, elogia e apoia fortemente a necessidade de a economia da UE “alcançar” os seus concorrentes internacionais mais fortes, reforçar os seus ativos industriais e atrair investimentos que visem a autonomia estratégica, considera extremamente apropriado que o horizonte temporal para ações políticas decisivas ocorra no prazo de um ano, e congratula-se com o facto de as três Associações Empresariais identificarem a neutralidade tecnológica como a primeira prioridade do seu apelo conjunto, em todos os sectores, e um pré-requisito para a competitividade da UE.

A abordagem tecnologicamente neutra da transição energética está no cerne do que a FuelsEurope, a nível da EU, e a EPCOL a nível nacional, têm vindo a pedir consistentemente há anos. Os combustíveis renováveis ??e de baixo carbono, em particular, devem receber um tratamento igual e justo na regulamentação, bem como no acesso ao financiamento e ao apoio para descarbonizar tanto os transportes como os setores industriais cruciais. A descarbonização dos transportes, quer seja terrestre, marítimo ou aéreo, necessita de uma pluralidade de soluções, e todos os tipos de combustíveis renováveis, a par com a eletrificação e outras soluções, têm um grande potencial para a acelerar e a tornar mais acessível para cidadãos e governos,.   

Os produtores europeus de combustíveis estão prontos para contribuir para a revisão das políticas com a Comissão Europeia e os Estados-Membros de forma a implementar com sucesso as medidas necessárias para garantir o futuro competitivo da UE. Acreditamos firmemente que a indústria de produção de combustíveis tem um papel crucial para a descarbonização e competitividade da UE, tal como descrito no seu “Mais do que um Manifesto... Uma Oferta para a Europa” publicado em maio de 2024, e que descreve o nosso contributo para tornar a UE mais resiliente, sustentável e competitiva.

Encontre aqui o comunicado de imprensa completo.