A EUCAR (European Council for Automotive R&D), a CONCAWE e a JRC (the Joint Research Centre of the EU Commission), apresentaram recentemente uma atualização (4ª versão) do relatório “Well-to-Wheels” (do Poço à Roda), com uma perspetiva de mais longo prazo. Em particular, esta versão acrescenta uma avaliação da contribuição dos diversos tipos de veículos elétricos, incluindo os híbridos “plug-in”, de baterias e com célula de combustível. O relatório apresenta igualmente uma atualização relativamente à “pegada” dos diferentes combustíveis, incluindo o gás de xisto; os diferentes tipos de biocombustíveis; e dados de produção atualizados quanto aos biocombustíveis e ao cabaz de produção elétrica relevante, para a recarga de veículos elétricos.
Publicado pela primeira vez em dezembro de 2013, este estudo tem como objetivos específicos, o estabelecimento de uma avaliação consensual, transparente e objetiva quanto à eficácia e ao impacto dos gases causadores do efeito de estufa, de uma ampla gama de combustíveis potencialmente utilizáveis no futuro, desde a sua origem até à sua utilização final, relevantes para a Europa para além de 2020, pretendendo ser igualmente considerado como uma referência por todas as partes interessadas.
Algumas das conclusões deste estudo referem que:
- A mudança para combustíveis fósseis com mais baixo teor de carbono / renováveis, pode oferecer um potencial de redução de gases de efeito de estufa significativo, mas geralmente requer mais energia total.
- A produção em larga escala de combustíveis sintéticos ou de hidrogénio a partir do carvão ou gás, oferece potencial para a redução das emissões de gases de efeito estufa, mas só se o CO2 puder ser capturado e armazenado.
-A evolução das tecnologias de motores e veículos a gasolina / diesel continuará a contribuir para a redução do uso de energia e das emissões de GEE.
-A introdução de tecnologias híbridas nos motores convencionais permite fornecer mais energia e benefícios quanto a emissões de GEE.
-A economia de energia fóssil e das emissões de GEE dos biocombustíveis produzidos convencionalmente, como o etanol e biodiesel, são extremamente dependentes de processos de fabricação e do destino dos subprodutos.
-Sendo o veiculo elétrico eficiente na parte da propulsão, o consumo global de energia e as emissões de gases de efeito estufa, dependem criticamente da origem da eletricidade utilizada.
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