GL - Cadeia de Valor
O negócio do GL embalado, tal como é operado em Portugal, é constituído por um conjunto de atividades que incluem o enchimento, o transporte, o armazenamento e a comercialização de “Butano comercial” e “Propano comercial” em garrafas.
Os diferentes operadores que estão presentes no mercado nacional possuem modelos de negócio com algumas diferenças, mas em todos é comum a existência de uma longa rede de revenda. Os 734 pontos de venda de GPL embalado (ERSE, Abril 2020) são responsáveis pela interface com o consumidor final, constituindo o nível de intermediação necessário para assegurar uma cobertura adequada do território e, dessa forma, garantir os serviços de proximidade que o consumidor espera encontrar.
Atualmente estão à disposição diversos tipos de embalagens de GL, num total estimado de aproximadamente 15 milhões, as quais visam uma oferta que vá de encontro às necessidades, não só pelos materiais utilizados - que podem ir das tradicionais, em aço, até às mais recentes, de material compósito, vulgarmente designadas por garrafas “light” - como também pelas quantidades de produto que contêm - que vão no caso do Butano dos 0,4 aos 55kg, e no caso do Propano dos 5 aos 45kg.
Estima-se ainda que circulem em Portugal 56.000 veículos a GPL Auto, existindo cerca de 396 postos de abastecimento, cobrindo todo o território Continental.
Transporte, Armazenagem e Distribuição
O GL pode ser transportado para os parques de armazenagem por butaneiros (via marítima ou fluvial), por pipelines (em fase líquida) e por vagões-cisterna ou veículos/carros-cisterna.
Quanto à sua distribuição para a sua utilização, esta faz-se por veículos-cisterna (a granel), em garrafas ou por redes de tubagens de distribuição coletiva.
Tanto os veículos, como os reservatórios e garrafas utilizados no transporte, armazenagem e distribuição de GL obedecem a normas e regulamentos específicos que garantem uma correta conceção, fabrico e utilização desses materiais e equipamentos.
- Transporte: Butaneiros, Vagões-cisterna / Veículos-cisterna, Pipelines;
- Distribuição: Carros-cisterna (granel), Garrafas, Redes de tubagens;
- Armazenagem: Reservatórios sob pressão. Reservatórios criogénicos (refrigerados ou semi-refrigerados), Cavidades subterrâneas.
Licenciamento de Instalações
Reconhecendo a necessidade urgente de adequar os atos administrativos ao âmbito do SIMPLEX, a AMAL, a APETRO e a DRE do Algarve constituíram um grupo de trabalho para o efeito. Como resultado, foi produzido um "Guia de Procedimentos" (de acordo com o Decreto-Lei nº 217/2012 e Portarias nº 1188/2003 e nº 1515/2007), a adotar nos licenciamentos de instalações de armazenamento de GL. Esse Guia é atualizado com a publicação do DL nº 217/2012 de 9 de outubro.