Lubrificantes - utilização e benefícios
A formulação de um lubrificante é uma operação muito complexa, em função de um conjunto de requisitos impostos pela tecnologia do equipamento a lubrificar, as condições a que vai estar sujeito, tais como temperatura, carga, choques, velocidade, o ambiente em que vai funcionar e fatores de natureza prática e económica.
Nos países desenvolvidos, o setor automóvel é o principal responsável pela maior fatia no consumo de lubrificantes. Em Portugal, podemos verificar as vendas acumuladas de lubrificantes são relativamente estáveis, com exceção de 2020 e 2021, anos correspondentes à crise pandémica SARS-CoV-2.
No entanto, verifica-se que a um crescimento contínuo do parque automóvel tem correspondido uma redução contínua do consumo de lubrificantes na UE. Isto deve-se, em parte, à melhoria das características dos lubrificantes, cujo desenvolvimento tecnológico tem sido absolutamente notável, permitindo a sua utilização por períodos muito mais alargados, consumindo-se menos e com muito melhor desempenho ambiental.