ÁREA RESERVADA
{{link.titulo}} Login

Combustíveis - utilização e benefícios

A utilização secular dos combustíveis rodoviários resulta das vantagens que apresenta relativamente a outras fontes de energia, principalmente no que respeita à mobilidade. De facto, a sua intensidade energética, a facilidade de armazenar, transportar e manusear, à temperatura e pressão ambientes, e a sua relação custo benefício, são as razões principais que determinaram a sua utilização massiva.

No que diz respeito às especificações dos combustíveis em Portugal, é o Decreto-Lei n.89/2008,  de 30 de maio, na sua atual redação, que estabelece as especificações técnicas aplicáveis, definindo as regras para o controlo de qualidade dos carburantes rodoviários e as condições para a incorporação de biocombustíveis na gasolina e no gasóleo.

Contudo, o conjunto de especificações de um combustível pode ser considerado como a qualidade mínima necessária ao bom desempenho do produto, definida através de um conjunto de características físico-químicas e seus respetivos limites, sendo possível melhorar essa mesma qualidade.

De referir que, para além da busca constante de um melhor rendimento dos motores térmicos, juntam-se também as preocupações ao nível da eficiência energética e das emissões, objetivos imprescindíveis para a melhoria da qualidade do ar e para a sustentabilidade do planeta.