ÁREA RESERVADA
{{link.titulo}} Login

Produção - utilização e benefícios

A refinação é reconhecida pela sua Importância económica, social, tecnológica (eficiência energética / inovação) e de segurança de abastecimento da EU.

Para além dos combustíveis de transporte e da matéria-prima petroquímica, a indústria europeia de refinação desempenha igualmente um papel importante na cadeia de valor industrial especializada. Exemplos de produtos especializados produzidos na UE, os quais existe procura regional e global, são o betume, os lubrificantes, ceras, solventes, entre outros.

Se o petróleo desaparecesse amanhã, não seria apenas o setor dos transportes a ser afetado, mas também toda a atividade humana tal como hoje a conhecemos. A maioria das ambulâncias, carros de bombeiros e da polícia e helicópteros de salvamento e combate a incêndios ficariam retidos. A maioria dos telefones e computadores desaparecia, uma vez que os seus componentes plásticos são derivados do petróleo. Seria difícil chegar a qualquer lado, uma vez que o asfalto que pavimenta as estradas e os caminhos desaparecia, e a borracha sintética utilizada nos pneus dos automóveis e das bicicletas também. O setor da construção parava, haveria consequências na produção alimentar, e as embalagens necessárias para o armazenamento e a conservação de alimentos também não estariam disponíveis. Seria igualmente  catastrófico para os serviços de saúde,  pois o petróleo é uma matéria-prima essencial para vários produtos farmacêuticos, plásticos e materiais médicos, tais como luvas de látex, tubos médicos, seringas médicas, adesivos, algumas ligaduras, desinfetantes, agentes de limpeza, próteses, válvulas cardíacas artificiais, máscaras de reanimação, estetoscópios, scanners de ressonância magnética, canetas de insulina, sacos de infusão, embalagens de medicamentos, máscaras faciais e equipamento de proteção pessoal e utilizado na investigação médica, como microscópios, tubos de ensaio e óculos de proteção.

O setor das energias renováveis seria afetado. A fibra de vidro, a resina ou o plástico necessário para a construção da maioria das turbinas eólicas desapareciam, e também o etileno utilizado na produção de painéis solares. A maior parte dos veículos como perfuradoras rotativas e perfuradoras de rocha, necessários para extrair os minerais de que depende a produção de centrais solares fotovoltaicas, parques eólicos e veículos elétricos, ficariam parados.

Se o petróleo desaparecesse amanhã, talvez os telhados das casas se desmoronassem, por exemplo, porque o betume é um produto essencial. Seria um desafio mantermo-nos limpos, a nós e às nossas casas, pois os detergentes para a roupa e para a loiça são geralmente derivados de produtos petrolíferos, bem como o sabão, a pasta de dentes, o creme para as mãos, o desodorizante, o champô, o creme de barbear, os óculos, as len-tes de contacto, os pentes e as escovas.

Contudo, e embora seja reconhecida a sua importância estratégica, tem-se vindo a verificar uma perda de competitividade da Indústria de Refinação Europeia face a outras regiões do globo.

Manter a competitividade desta atividade industrial irá permitir ao mercado desenvolver e oferecer as soluções mais eficazes para atingir os objetivos ambientais da EU de uma forma sustentável e justa. Adicionalmente, irá evitar que esta atividade se desloque da Europa para regiões ambiental e socialmente menos rigorosas, agravando as emissões globais de gases efeito de estufa.