ÁREA RESERVADA
{{link.titulo}} Login

Produção - inovação e desenvolvimento

De acordo com a AIE – Agência Internacional de Energia, a indústria de fabricação de combustíveis da UE tem um enorme potencial de inovação para a transição energética e os seus investimentos em Tecnologias de Energia Limpa aumentaram acentuadamente. As empresas de petróleo e gás sediadas na UE dedicaram 15 a 25% do total das suas despesas de capital a projetos de energia limpa (bem acima da média global de 2,7%).

A ambição da UE de descarbonizar a economia faz com que surjam cada vez mais projetos de reconversão das refinarias “tradicionais”, cujos produtos são derivados de combustíveis fósseis, em refinarias de baixas emissões ou green energy hubs.

Neste novo modelo, com diversas fontes de energia primárias e matérias-primas, o objetivo é a produção de produtos de baixo ou zero teor de carbono, como é o caso dos bio-combustíveis avançados ou combustíveis sintéticos.  Nas refinarias do futuro, a incorporação de novos vetores e energéticos e tecnologias, como o hidrogénio verde e o CCUS, são também fundamentais na transição energética para as refinarias do futuro.

Muitos projetos estão em curso para a transição de refinarias e para a produção de combustíveis e produtos renováveis, não fósseis ou com baixo teor de carbono. A conversão em curso de refinarias convencionais (de petróleo) em bio refinarias, reduz a capacidade de produção original de combustíveis num rácio de 10 para 1. A capacidade de produção resultante deverá, no entanto, ser suficiente para satisfazer a procura esperada do mercado de combustíveis rodoviários, significativamente reduzida em resultado do crescimento da eletromobilidade, evitar ativos afundados e manter os empregos de qualidade, quer sejam diretos, indiretos e/ou induzidos.

Centenas de estações de serviço em toda a Europa já oferecem atualmente combustíveis 100% renováveis. Estes combustíveis são compatíveis com a frota de automóveis e veículos pesados existentes e, em conjunto com a eletromobilidade, permitem uma rápida descarbonização do transporte rodoviário.